terça-feira, 26 de maio de 2009

Menu para hoje


Abril, mês das indecisões matinais acerca da indumentária a usar. Mesmo com a soneira instalada começam as escolhas, <<a morte de neurónios consecutivos>>. Hoje é um dia qualquer da semana, apenas mais um após o ontem e antes do amanhã. <<Já se foram mais uns quantos neste trânsito infernal>>. Estou tonta e enfraquecida. <<Após uma manhã trabalhadeira eles ressentem-se>>. O meu estômago começa a dar sinais sonoros de indisposição devido ao avançado da hora. Olho de relance para o canto inferior direito do monitor. São 13h23m. Pego na mala XPTO e dirigo-me à zona da restauração. Uma enchente de pessoas interpela-me no caminho dirigido pelos representantes do modo tuga de viver e estar. <<Aí os meus ouvidos! Quero estar num sítio mais calmo. Já não posso com tantos guinchos! Estou a ficar velha!>>. Após minutos ensurdecedores na extensa fila de pré-pagamento, sigo de enfiada para a escolha dos ingredientes que irão fazer parte do cardápio para hoje.

- Desculpe, isso bem servido por favor. – exclamo.
- Qual o molho que vai desejar?
- O de iogurte com ervas, à parte, por favor.
- Copo cheio certo?

Com um sorriso aberto, bem ao meu género, inclino a cabeça e agradeço aquele gesto demonstrado de reconhecimento diário. <<Bolas! Será que vem tudo à mesma hora? Amanhã tenho mesmo de vir mais cedo>>. Mas...nunca vou! Sento-me para almoçar. Eu, o tabuleiro com a salada e o meu bloco de notas in. Ligo o Mp3. A música liberta em mim o elixir da calma e o néctar da alegria, ajuda-me no relaxamento do espírito exaltado e a refugiar os meus pensamentos. Garfada após garfada, o caderno começa a encher-se de protótipos de palavras, ideias, construções. A música, essa, era interrompida constantemente pelas palavras soltas proferidas pelo espaço comum onde estava habitada naquele instante. <<Incrível como as conversas são sempre as mesmas. A única coisa que muda é a cara>>.

1 comentário:

Filipe Pinto disse...

Fantástico e interessantérrimo.

Parabéns